México: Parque Xcaret e Playa del Carmen
A segunda excursão que fizemos no México foi ao Parque Xcaret.

Achava que era um valor absurdo para visitar um simples jardim zoológico. Mas… também neste caso estava errada, pois é muito mais do que isso.
Tem experiências brutais, tais como fazer snorkeling, nadar com tubarões-gato, ver tartarugas bebés a nascer, entrar numa ala cheia de borboletas onde elas pousam em nós, visitar um oceanário, entrar numa ala com uma enorme variedade de espécies de aves, completamente soltas – sim, não é como no nosso jardim Zoológico, onde estão enjauladas.
Por isso, vale mesmo muito a pena.

Podemos fazer a nado os 600 metros do rio e, passar por debaixo do tecto de cristais cheio de morcegos enquanto nadamos é simplesmente mágico.
Visitámos todas as actividades e almoçámos num dos buffets disponíveis. Existem vários restaurantes buffets, variando no tipo do comida.


Adorei visitar o Xcaret e aconselho a toda a gente a fazê-lo. No nosso caso, como fomos no Dia de Los Muertos, tivemos a sorte do parque estar todo enfeitado com caveiras mexicanas, velas e altares cheios de flores em homenagem aos familiares que já partiram.

Para além de todas as atracções de que o parque dispõe – algumas pagas à parte – existe também o espectáculo das 18h às 20h15 sobre toda a história da Civilização Maya.
O Parque dispõe também de uma app – que podem descarregar gratuitamente – , que vos informa dos horários de todas as atracções e vos mostra o mapa do parque.





Voltámos para o Resort por voltas das 21h cheios de pressa, uma vez que o Buffet principal encerra às 22h. Mas chegámos a tempo de jantarmos. Ufa!

O Resort conta com o Buffet principal, o buffet da praia e o snack-bar – aberto 24 horas – onde também podíamos comer tostas ou pizzas, e alguns restaurantes: mexicano, asiático, italiano, entre outros. Estes últimos, apenas se encontravam abertos ao jantar e sob marcação prévia.
Jantámos uma vez no Mexicano, uma vez no Italiano e uma vez no Asiático. Nos restantes dias jantámos no Buffet Principal.
O restaurante que mais gostei foi o Mexicano, onde comi umas espetadas de camarão simplesmente deliciosas acompanhadas com um “risotto de Queso Oaxaca y Cilantro”, que estava de comer e chorar por mais. Em quase todas as refeições comemos Nachos com Guacamole. Delicioso, delicioso!

Aproveitámos, ainda, para ir à Playa del Carmen no nosso penúltimo dia.


Como nos esquecemos de reservar o autocarro – não nos tínhamos percebido de que era necessário (por isso é que já vos avisei!) -, acabámos por apanhar um táxi do Resort até lá. Pagámos 8€ cada um, pela viagem de ida e volta.
A Playa del Carmen localiza-se na faixa costeira caribenha da Riviera Maya, na Península de Iucatã, no estado de Quintana Roo.
Por lá, aproveitámos para comprar algumas lembranças e passear pela Quinta Avenida, que é uma avenida bastante conhecida que fica paralelamente à praia.
É uma avenida pedestre com imenso comércio, restaurantes e até um centro comercial. Tudo o que irão encontrar é a preços mais elevados, pois é a avenida mais turística da cidade.
Para as vossas compras, dirijam-se à avenida paralela à 5ª Avenida na direcção oposta à da praia. Aí encontrarão Katrinas e Caveiras Mexicanas a preços mais acessíveis.


Depois das compras feitas, aproveitámos para fazer praia e relaxar um bocadinho. Apanhámos novamente o táxi e ainda almoçámos no resort.

Curiosamente os preços das viagens de taxi são tabelados, ou seja, independentemente do tempo e percurso que o taxista fizer, o valor da viagem é fixo. Assim que entramos no taxi sabemos logo quanto vamos pagar pela viagem.

Só me falta dizer-vos que vimos imensas espécies de animais, pelo resort, entre eles: guaxinins e quatis. Como sabem, o meu cão chama-se Meeko, por ser o nome do guaxinim da Pocahontas – o meu filme da Disney preferido. Por isso, podem imaginar como fiquei louca cada vez que via um destes bichinhos fofos.
No dia seguinte fizemos as malas e o check-out. Como o nosso Transfer até ao aeroporto era só às 16h, aproveitámos o último dia na piscina, com alguns períodos de chuva (acho que até o tempo chorou a nossa despedida) e almoçámos tranquilamente.
O resort permitiu, tal como o resort de Punta Cana, que entregássemos as malas e usufruíssemos de todo o resort até à hora da partida. Por isso, guardámos numa mochila a roupa para vestir depois e tudo o que precisávamos para tomar banho e, perto da hora de partida, pudemos ir ao Spa para tomar banho e trocar de roupa. O Spa estava todo equipado com produtos de higiene, toalhas e secadores. Assim, apesar de termos feito o check-out, o resort permitiu-nos usufruir de tudo até à ultima hora.

Apanhámos o voo até Madrid, que custou bem menos, uma vez que dormimos quase toda a viagem. Chegando a Madrid, aproveitámos para almoçar no aeroporto enquanto aguardávamos o voo até Lisboa.

E assim, terminaram as férias de 2019! Ficam dias por gozar, mas vamos aguardar por 2020.
E vocês, já têm viagens planeadas para 2020?
Conselhos/Infos:
- Se forem “esquisitinhos” como eu com as areias e rochas, levem sapatilhas para a água. Levei para usar no rio do Xcaret e senti-me mais confortável e confiante assim.
Beijo,
Rita.
Comentários
Enviar um comentário